sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Águia de Haia

Rui Barbosa recebeu o cognome de "Águia de Haia" do Barão do Rio Branco que era o Ministro das Relações Exteriores na época da 2ª Conferência Internacional da Paz em 1907 "um diplomata de grandes qualidades e também um excelente criador de slogans", segundo dr. Américo Jacobina Lacombe.
Rio Branco pensava enviar para a Holanda uma "embaixada de águias", (Rui Barbosa e Joaquim Nabuco) tal como tivéramos no Império "um ministério das águias" – 21º Gabinete Conservador de Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda – assim chamado por Joaquim Nabuco em virtude da experiência dos ministros que o compuseram. Nabuco não aceitou a missão, mas colaborou muito informando Rui Barbosa sobre o perfil dos delegados estrangeiros que compareceram à Conferência.
Antes do embarque de Rui a revista O Malho de 11/05/1907 já estampava uma charge dele representado por uma águia em viagem sob o título "Rumo da Holanda".
Por coincidência, na casa que Rui Barbosa adquiriu em 1893, havia uma escultura(?) bem em frente da fachada, representando uma águia dominando uma serpente. Quando o povo o aclamou com o epíteto de Águia de Haia, Rui Barbosa pensou em suprimir tal ornamento, que poderia parecer propositado e prova de falta de modéstia. Felizmente não realizou o intento. A peça até hoje figura no parque da Casa de Rui Barbosa como uma curiosa profecia.
Há também na decoração do teto na Sala Federação, no Museu, águias em estuque colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário